Questão fundiária de Rio Pardo mais uma vez debatida na Assembleia 281q4o

Assembléia Legislativa de Rondônia - http://www.al.ro.leg.br/ - 07/07/2016
Em mais uma reunião em busca de uma saída para o ime fundiário e ambiental no distrito de Rio Pardo, os deputados estaduais discutiram medidas que possam contribuir para uma solução ao problema de milhares de famílias que residem no distrito.

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), comandou a reunião, que contou com as presenças dos deputados estaduais Lazinho da Fetagro (PT) e Adelino Follador (DEM), do recém empossado superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Cletho Muniz, o Brito do Incra, e moradores da localidade.

"Temos nos reunido com as diversas autoridades, buscando um caminho, uma solução para este ime, que a pela regularização da área, com uma nova aproximação do Zoneamento Socioeconômico, além do reconhecimento federal de que a região não comporta mais a Área de Proteção Ambiental (APA) e a Floresta Estadual (FES), pois já foi ocupada há anos", destacou Maurão.

No encontro, ficou definida a necessidade de se marcar uma audiência com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, para mostrar a realidade atual de Rio Pardo.

"Temos que nos mobilizar para sensibilizar o ministro sobre a realidade daquelas famílias, que sobrevivem da agropecuária, numa área que no papel é APA e FES, mesmo sem preencher os pré-requisitos para tal", observou Lazinho.

Follador reforçou que a grande preocupação é que, com a APA, a atividade pecuária fica proibida. "Por outro lado, a Sedam não delimitou as áreas de APA e da FES, em razão de a área já estar quase que em sua totalidade, desmatada. Criou-se o ime e as famílias temem ser retiradas", acrescentou.

Para que os moradores do distrito não fossem retirados, o governo doou uma área da reserva do Rio Vermelho. Mas, com a criação da APA e FES, o ime continua e a situação precisa ser revista. "Para isso, é preciso envolvermos diversos órgãos estaduais e federais, além da classe política", finalizou Maurão.



http://www.al.ro.leg.br/institucional/noticias/questao-fundiaria-de-rio-pardo-mais-uma-vez-debatida-na-assembleia
UC:Floresta

Related Protected Areas: 291d

  • UC Rio Pardo
  • UC Rio Pardo
  •   5o386u

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.